domingo, 26 de abril de 2009

Aprovado Ritual de Admissão de Coroinhas "ad experimentum" em Santa Cruz do Sul


A Pastoral dos Coroinhas da Diocese da Santa Cruz do Sul- RS, elaborou um Ritual de admissão para coroinhas. O Bispo Diocesano de Santa Cruz, Dom Aluísio Sinésio Bohn, aprovou o Rito temporariamente por 5 anos, "ad experimentum" como esta pastoral ainda não foi aprovada pela CNBB, nem pela Santa Sé.

Parabéns Coroinhas de Santa Cruz! Parabéns veneráveis assessores, por disponibilizar este trabalho!

Abaixo coloco o link do Ritual de Vestinção e a página do site. Ah, que exemplo de Diocese!


sexta-feira, 17 de abril de 2009

A Divina Misericórdia


Neste próximo domindo, dia 19, 2º domingo da Páscoa, a Igreja celebra a Festa da Divina Misericódia. Esta festa foi instituída pelo Papa João Paulo II em 2002, e que por providência divina, morreu nas vésperas desta festa.

Mas quero chamar a atenção para o evangelho: neste domingo dentro da oitava da Páscoa, Jesus reaparece aos apóstolos em companhia de Tomé. Tomé não estava com eles no dia da ressurreição, no entanto ao receber o testemunho das mulheres e dos apóstolos, ele foi incrédulo e disse: "Se eu não ver nas mãos os sinais dos cravos, e não puser o dedo no lugar dos cravos e minha mão no seu lado, não acreditarei". Ao ver Jesus Ressuscitado e com os cravos, Tomé faz a Proffissão de Fé: "Meu Senhor e meu Deus"! Jesus lhe responde: "Felizes os que não viram e creram".

Jesus neste mesmo evangelho institui o Sacramento da Reconciliação, da Confissão e da Penitência. "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados e a quem não os perdoades eles lhes serão retidos." Do Mistério Pascal, nasce o sacramento de cura e restauração. A paz que Jesus deseja, não é simplesmente a ausência de guerra, mas sim a paz que vem do "envio", da missão, do perdão e da fé. A Paz procede unicamente da nossa união com ele.

Mas perguntemo-nos: Em quem Tomé, não acreditou? Em Cristo? Não! Ele não acreditou foi na IGREJA QUE ERAM OS APÓSTOLOS ALI REUNIDOS. Por isso, não se pode separar a cabeça do corpo. Cristo nos prometeu o Espírito Santo até o fim dos tempos e a sua revelação. Isto acontece graças a Sagrada Tradição e o Magistério Infalível da Igreja. No final do cápítulo 20, o evangelho de São João explica: "Jesus fez ainda muitos outros sinais na presença dos discípulos, mas não foram escritos neste livro. Estes porém foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome."

A autoridade da Igreja é confirmada pela Divina Misericórdia, pelo nome de Jesus! Da Igreja brotam sangue e água viva para toda a humanidade. E este tesouro da misericórdia é inesgotável, se transmitindo pelos milênios afora. Damos glórias a Deus, que instituiu o Santo Sacrifício da Missa, fonte de salvação para toda a humanidade. Livrai-nos senhor, de tantas heresias, atrocidades, sacrilégios contra o vosso Santíssimo Sacramento. Lava esta humanidade no vosso sangue! Que todos sejamos purificados pela Fé invisível no vosso Corpo e no vosso Sangue. Que todos os incrédulos, sem exceção confiem na autoridade da Igreja e recorram o auxílio da Bem-aventurada Virgem Maria, e que reconhecendo-vos ao partir o pão, digam: "Meu Senhor e meu Deus". Pela vossa infinita misericórdia, concedei-nos celebrar incessantemente o vosso Sacrifício e nosso amor por nós, de modo perfeito, digno e justo.


Jesus, eu confio em vós!

Parabéns Santo Padre! Parabéns Dom José!



Ontem, dia 16 foi uma data importante. O Santo Padre, o Papa Bento XVI, completou 82 anos de vida. E quanta vitalidade! Afinal, aquele cuja imprensa anunciava que seria um Papa de "transição", que tinha "saúde frágil", está dando um show de disposição. Basta ver as Missas muito bem celebradas com ânimo, rapidez e paciência. Bento XVI não demonstra cansaço, caminha que nem um jovem. Que Deus lhe dê muita saúde, Josef Ratzinger! E que nós possamos comemorar o centenário do seu nascimento!


Também no mesmo dia, Dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, foi premiado pela HUMAN LIFE INTERNATIONAL. Ele recebeu o prêmio "Von Galen". Von Galen foi um Cardeal almão que lutou contra o nazismo. Dom José merece este prêmio, pois teve a coragem de enfrentar a impopularidade, a mídia falaciosa e lobos disfarçados de ovelhas! Que Deus sempre o conserve com o ardo dos mártires!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

MISSA TRIDENTINA JÁ!







Graças à Deus! Ganhamos domingo, da Capela do Bom Jesus Crucificado, do antigo hospital da Beneficiência Portuguesa, o MISSAL TRIDENTINO! Está em perfeito estado, e junto o Missal quotidiano, uma edição da CNBB em 1959, explicando de forma ascética, dogmática e litúrgica. Bons tempos eram aqueles!





Depois do Frei, aprender todas as rubricas do Missal, e celebrar várias vezes privadamente na forma simplex, queremos celebrar uma vez por mês na Igreja da Conceição. Mas precisamos de assinaturas, pois o Frei Giribone deverá conversar com Dom José Mário, embora não precisasse. Precisamos de no mínimo 30 assinaturas! Já disse em outro post, que aqui o povo não levantará uma palha, pra uma Missa em latim e no Canto Gregoriano. No entanto, alguns são simpatizantes, principalmente senhoras e algumas pessoas que se afastaram da Igreja após a reforma. Alguns jovens também tem curiosidade em conhecer o Rito Antigo. . Como diz o ditado popular: "Devagar a galinha enche o papo". Assim, vamos fazendo uma catequeze mistagógia com o povo explicando as diferenças, e a importâncias deste Rito para a Igreja.