sexta-feira, 17 de abril de 2009

A Divina Misericórdia


Neste próximo domindo, dia 19, 2º domingo da Páscoa, a Igreja celebra a Festa da Divina Misericódia. Esta festa foi instituída pelo Papa João Paulo II em 2002, e que por providência divina, morreu nas vésperas desta festa.

Mas quero chamar a atenção para o evangelho: neste domingo dentro da oitava da Páscoa, Jesus reaparece aos apóstolos em companhia de Tomé. Tomé não estava com eles no dia da ressurreição, no entanto ao receber o testemunho das mulheres e dos apóstolos, ele foi incrédulo e disse: "Se eu não ver nas mãos os sinais dos cravos, e não puser o dedo no lugar dos cravos e minha mão no seu lado, não acreditarei". Ao ver Jesus Ressuscitado e com os cravos, Tomé faz a Proffissão de Fé: "Meu Senhor e meu Deus"! Jesus lhe responde: "Felizes os que não viram e creram".

Jesus neste mesmo evangelho institui o Sacramento da Reconciliação, da Confissão e da Penitência. "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados e a quem não os perdoades eles lhes serão retidos." Do Mistério Pascal, nasce o sacramento de cura e restauração. A paz que Jesus deseja, não é simplesmente a ausência de guerra, mas sim a paz que vem do "envio", da missão, do perdão e da fé. A Paz procede unicamente da nossa união com ele.

Mas perguntemo-nos: Em quem Tomé, não acreditou? Em Cristo? Não! Ele não acreditou foi na IGREJA QUE ERAM OS APÓSTOLOS ALI REUNIDOS. Por isso, não se pode separar a cabeça do corpo. Cristo nos prometeu o Espírito Santo até o fim dos tempos e a sua revelação. Isto acontece graças a Sagrada Tradição e o Magistério Infalível da Igreja. No final do cápítulo 20, o evangelho de São João explica: "Jesus fez ainda muitos outros sinais na presença dos discípulos, mas não foram escritos neste livro. Estes porém foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome."

A autoridade da Igreja é confirmada pela Divina Misericórdia, pelo nome de Jesus! Da Igreja brotam sangue e água viva para toda a humanidade. E este tesouro da misericórdia é inesgotável, se transmitindo pelos milênios afora. Damos glórias a Deus, que instituiu o Santo Sacrifício da Missa, fonte de salvação para toda a humanidade. Livrai-nos senhor, de tantas heresias, atrocidades, sacrilégios contra o vosso Santíssimo Sacramento. Lava esta humanidade no vosso sangue! Que todos sejamos purificados pela Fé invisível no vosso Corpo e no vosso Sangue. Que todos os incrédulos, sem exceção confiem na autoridade da Igreja e recorram o auxílio da Bem-aventurada Virgem Maria, e que reconhecendo-vos ao partir o pão, digam: "Meu Senhor e meu Deus". Pela vossa infinita misericórdia, concedei-nos celebrar incessantemente o vosso Sacrifício e nosso amor por nós, de modo perfeito, digno e justo.


Jesus, eu confio em vós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário