terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Cathedra Petri antes e depois do Concílio Vaticano II



Curiosamente, antes do Concílio Vaticano II, a Cátedra de São Pedro, o Trono Papal era rico e exprimia a autoridade de Pedro.
Depois do Vaticano II, ele foi despojado de sua beleza e abandonado nas Celebrações Pontifícias!


O Altar Papal da Basílica que fica sobre a tumba de São Pedro e a cripta dos Papas, também não escapou da sede por novidades. 
Antes o Pontífice sentava na sua Cátedra que simboliza toda a sua jurisdição e não numa passarela removível construída em cima do túmulo do Príncipe dos Apóstolos.

Até a iluminação exuberante que tornava a Basílica um verdadeiro céu e as cortinas e tapetes vermelhos, foram substituídos por essa iluminação menos artística.

Podem me chamar de saudosista, mas ainda sonho em ver uma Missa Papal, com o Trono Pontifício na ábside da basílica, com muito mais povo dentro da mesma, uma iluminação mais artística e a passarela removida de cima do túmulo de São Pedro.

Fonte da Foto: Zelus Domus Tuae

10 comentários:

  1. Excelente postagem e ótimas comparações

    ResponderExcluir
  2. É meu caro, vamos rezar, quem sabe nosso bisnetos vejam, por que nós? Isso n nos pertence.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Luna.
    Ana, acho que dentro de 10 ou 15 anos (claro se o Papa for o Cardeal Burke ou o Cardeal Ranjith) teremos esse liturgia papal.

    ResponderExcluir
  4. Não sei por que o Papa precisa sentar um trono tão chique deste jeito? Deus quando andou sobre a Terra, não nem onde repousar sua cabeça e o Papa quer viver no luxo! E ainda tem gente como você que tem saudade desta época. Haja paciência!

    ResponderExcluir
  5. Senhor(a) Anônimo(a):

    Haja paciência digo eu! Ainda tem gente como você que ao invés de oferecer o ouro- como os Magos- oferecem o plástico! Infelizmente, hoje muitos "católicos" tem essa mentalidade minimalista protestante. Enriquecem os Pastores com o luxo de carros importados, mansões e etc... e roubam do Senhor o vaso de perfume, assim como Judas o quis fazer.

    Na Liturgia, nos aproximamos do poder, da glória e da majestade do Reino dos Céus, "da reunião festiva de milhões de Anjos. A Liturgia é essa manifestação da Liturgia Celeste. Para o Senhor: Beleza e Dignidade!

    E o "Papa quer viver no luxo"? Me mostre então, sua conta bancária e os seus bens, para aí sim, afirmar que ele quer viver no luxo.

    É cada um(a) que me aparece!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou católico e não protestante. E antes de voc~e falar qualquer coisa deles, vamos olhar para as imundices de nossa própria Igreja. Será que realmente são só os pastores que vivem no luxo e no superfulos? Abra estes dois links:

    http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/5/luxo_afasta_padre_10859.html

    http://tvig.ig.com.br/110580/padre-e-afastado-por-comprar-imovel-de-luxo.htm

    Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  7. Católico? Nem parece. Uma atitude mais coerente tua, seria se "converter" ao protestantismo, já que eles são tão "santos e lindos" e vivem tão bem a pobreza.

    O caso Dom Eusébio (de 2009!), é o único caso de luxo entre o Clero. Bastava só um link para me mostrar. E pode procurar outros casos que não vais achar.

    Passar bem!

    ResponderExcluir
  8. Triunfalismo em uma igreja dilacerada,por escandalos de pedofilia? chega a ser patético.

    ResponderExcluir
  9. Sr. Anônimo:
    Chega a ser patético é o luxo, as mordomias de um Clero dito "libertador" enquanto oferece a Deus o plástico! Ou seja, fazem igual ao Judas!

    ResponderExcluir
  10. Felipe, Adorei sua suas resposta em defesa da nossa Santa Mãe Igreja. Esse Antônio se diz católico, mas de católico nada é infelizmente. Esqueceu q a nossa mãe igreja é feita por homens, e como tal deveria esperar das fraquezas e experimentar os santos e bons ensinamentos de tantos Santos, "pq perder tempo buscando o q vai se acabar"? Buscar viver o q de melhor ela tem a nos oferecer. Antônio "retire do outro só o q é bom, pq o ruim nós já temos.
    Deus abençõe Felipe. Deus ilumine Antônio

    ResponderExcluir