Caríssimos irmãos e irmãs:
Passei um mês inteiro sem postar nada devido alguns compromissos e também procurando assunto...
Bom, indo direto ao assunto: muitas vezes nas nossas paróquias se vemos "perdidos" entre os estilos dos Sacerdotes e dos Bispos. "Um ensina que é assim, outro ensina que é assado". Óbvio, que devemos respeitar o jeito do sacerdote, mas isso não significa que estamos sendo conivente com os erros e abusos litúrgicos. Quando eu era Coroinha na minha paróquia, o Coordenador reuniu os Coroinhas e estudou a Redemptionis Sacramentum em 2004. E a partir daí se proibiu os coroinhas de baterem palmas durante a Missa, descer do presbitério no abraço da paz e de erguer as mãos na Doxologia ("Por Cristo, com Cristo e em Cristo"). Claro, esta decisão causou muito barulho na paróquia. Aí recebemos todos os adjetivos bonitos: antiquados, conservadores, generais e etc..., mas organizamos melhor a Liturgia.
Em 2006, quando eu assumi, passei a estudar a IGMR (Instrução Geral do Missal Romano), a ler os livros de Liturgia (que na maioria das vezes mais confundam do que ajudam) e a assistir pela televisão as Missas do Papa no Vaticano. Aí instituí as mãos juntas durante as orações (pois a túnica que tinhamos era uma Beneditina branca com cíngulo e terço), e não mãos postas debaixo do escapulário. Muitos saíram. Mas ficamos com a qualidade! Daí começamos a ter noção dos abusos que existiam na Liturgia...
Daí vem padre fulano e Pe. Beltrano e etc... "é assim, não é, tá errado"...
Chega! Chega de ficar pagando micos para Padres e Bispos e ficar pagando o pato dos outros! Seus problemas acabaram! Chegou agora, o PADRÃO DE QUALIDADE PUERI CHORUM!
Leia a INSTRUÇÃO "TUTORIAL" DO MISSAL ROMANO e no caso de uma Missa com Bispo, O CERIMONIAL DOS BISPOS. Seguindo estes dois tutoriais você fará uma Liturgia bem celebrada, sóbria, solene e sacra. E se algum padre ou leigo quiser ensinar o "padre" a rezar a Missa, mostre quem está com a razão! Com esses livros e outras orientações da Santa Sé e da CNBB, você poderá exercer a sua função sem medo:
_"O seu... batina e sobrepeliz é só pra padre"
_ "Não, está aqui no Cerimonial, nº tal, que os varões usem batina talar com sobrepeliz"
_ "Aí, seu Mestre!"
Compre hoje mesmo esse tutorial, é mais uma da:
ORGANIZAÇÕES ACOLITATA!
Um pouco de humor nessa confusão toda! Mas falando sério, se o Sacerdote for um pouco mais aberto, principalmente jovem vai dialogando, vai explicando os parágrafos, é assim que eu faço. Muitas vezes eles erram por ignorância... Hoje mesmo o Bispo aqui na minha Diocese celebrou a Missa de Corpus Christi de Capa Pluvial (voltou ao Rito Antigo, hehe...) e ontem na adoração após a Missa não quis trocar a casula pela pluvial. O que eu vou fazer? A gente faz a liturgia dentro do possível.
eu sou mestre de cerimonia e hj na missa o padre estava msm inspirado, e tipo na comunidade onde fui não tinha nem sino pra hora do santo etc...
ResponderExcluir