quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Relíquias de Dom Bosco em Rio Grande

Rio Grande, tem paróquia salesiana, graças a Deus! Por isso que com muito orgulho publico o itinerário da celebração com os restos mortais de São João Bosco:



Destino da urna com relíquias de João Bosco em Rio Grande


A urna chegará no Rio Grande às 10h do dia 28 de novembro e será recepcionada no pórtico da cidade e levada em carreata pelas ruas centrais da cidade, até o Liceu Salesiano, onde receberá homenagem de autoridades e do povo em geral. Posteriormente a urna permanecerá na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Os alunos do colégio farão uma grande encenação artística às 15h do dia 28. Em seguida, haverá celebração da missa, às 18h, e a projeção de um filme sobre a vida de João Bosco, às 20h. Às 22h, será celebrada uma Missa Jovem, a partir da meia-noite será feita uma vigília de orações, depoimentos, testemunhos e manifestações artísticas de cantos e danças. Às 4h, será feita uma celebração de despedida e, às 5h, a urna de João Bosco partirá para Porto Alegre, em visita às casas salesianas da Capital.


Fonte: Jornal Agora http://www.jornalagora.com.br/


Agora essas Missas jovens, Deus nos livre! E digo uma coisa: a vinda das relíquias de Dom Bosco a Rio Grande não será nada litúrgica. Me lembro das relíquias de santa Teresinha quando estiveram em Rio Grande, embora com aquele "show" carismático, pelo menos tinha incenso, sinetas e Rito. Dessa vez nem isso terá. Vai ser só bagunça. Libera nos Domine!

Visita "ad limina apostolorum"




Semana que vem será a vez do meu bispo, Dom José Mário Ströher, que é presidente regional da CNBB com os demais bispos do Rio Grande do Sul (Regional Sul 3) a terem audiência com o Santo Padre. Estou ansioso sobre o que o Papa falará a eles.


Esta foto ao lado eu salvei do site da diocese, que atualmente não está funcionando. Essa deve ter sido a primeira visita "ad limina" de dom José Mário com o Papa João Paulo II. Existe uma outra foto do bispo com o Papa em 1997, da festa da Cátedra de São Pedro. Esta última se encontra em todas as paróquias de Rio Grande. E também a sua última viagem a Roma em janeiro de 2008 com o Papa Bento XVI.


Engraçado que quando os bispos se apresentam diante do chefão, eles põem a fada. Nada de "comunhão, participação e blábláblá". São todos ortoxos, um grupo chegou até celebrar "Versus Deum", vejam:


Hehe... desta vez se deram mal. Os bispos do sul 1, sim, esses mesmos de São Paulo aonde a libertinagem litúrgica rola solta, aonde se "celebra a vida e a realidade do povo", um desses nega dogmamente a Missa Tridentina para osa fiéis, foram obrigados a celebrar de costas para o povo, tudo porque na Basílica de Santa Maria Maior não tem um altar "Versus Populum". Que duro golpe!

Agora eu pergunto: Por que eles não cebraram a Missa Afro? Por que não celebraram uma Missa de Cura e Libertação? Por que não celebraram uma Missa do estilo TL, com uma vela só no altar, a cruz fora do presbitério e os padres só de estolinha? Será que o Santo Padre ficaria chocado? Por que esconder a espiritualidade e a cultura do povo brasileiro?

Me preocupa essa dupla característica dos bispos brasileiros. O que será que vai escrito no relatório entregue ao Vaticano? Só Deus e o Papa sabem...

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Domingo será o encerramento do ano Litúrgico


Próximo domingo, dia 22, será a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Esta festa criada pelo Papa Pio XI, evoca a realeza de Cristo sobre todas as coisas. É a festa da parusia, quando o Rei, supremo Senhor julgará todas as coisas. Esta festa outrora no Rito Antigo era celebrada no final de outubro e com a reforma do Vaticano II, passou-se a se celebrar no último domingo do Tempo Comum, como encerramento do Ano Litúrgico. A Festa de Cristo Rei, abre espaço para o Advento e as comemorações natalinas.


Nesse dia, embora esteja esquecido, é celebrado o canto do Te Deum á tarde diante do Santíssimo Sacramento e se faz o Ato de Consagração do Genero Humano ao Sagrado Coração de Jesus. E ganha-se a Indulgencia Plenária. Mais do que uma simples solenidade litúrgica, ela tem muita importancia nas nossas vidas. É a festa do Rei da nossa vida, do nosso coração, da nossa cidade, do nosso país, enfim de todo o universo. Por isso nada mais justo cantar o Te Deum de Ação de Graças e consagrar nosso genero humano ao seu Sagrado coração. Quem dara que todas as paróquias e comunidades fizessem o Rito do Te Deum!

Sexta, dia 20 será a vez de Rio Grande ter a dita "Missa" Afro






















É meus irmãos, a muitos anos aqui no Rio Grande tem a chamada "Missa da Consciencia negra" e pasmem a partir dos últimos 3 anos passou a ocorrer na Catedral. Desde o ano passado, graças a Deus não é mais Missa é celebração, mas mesmo assim eu lamento a profanação que é feita dentro da Catedral. Mas em relação as outras cidades, vejo que é menos escandalosa. As tais oferendas não são postas em cima do altar. Eles não dão mais a comunhão (pararam porque os "pais de santos" comungavam e saíam possuídos, dançando) é pão de cachorrão mesmo. Pra serem mais litúrgicos só faltam cantarem aquela música da escrava Isaura na entrada: "Lêrerere... lêrererererere"... Neste ano quem vai fazer a tal celebração vai ser a néo-sacerdote padre Cleomar (na ordenação dele entrou até cebola...).
O pessoal do seminário quer que eu vá pra me divertir das palhaçadas que eles fazem, eu fui em 2007 quando era Missa pra olhar, e me arrependi. Rir duns troços desses é até pecado! Mas pensando bem (pasmem) essa é a Missa mais litúrgica da Diocese, porque é a única em que os padres obedecem o ritual e não tem dancinhas!

Quem dera tivessemos a Missa da Consciencia latina e gregoriana!



quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Novo ramo pentecostal!



Pois é meus irmãos. Agora existe até culto online para os pentecostais em Curitiba. Perderam a noção do espaço sagrado, da sacralidade de um templo e espaço sagrado de culto. Tudo vale. "Deus está em qualquer lugar, pra que ir a igreja"? Isso é fruto do modernismo exacerbado, da perda de valores e da cultura cristã.

Rir pra não chorar!

Essa foto achei no site de relacionamento de Jeber, meu amigo, que esteve em Curitiba para um retiro Carmelita.