terça-feira, 1 de junho de 2010

III Encontro de Coroinhas da Diocese do Rio Grande

E de repente as coisas acontecem! Há três anos vinhamos falando com o Bispo, Padres, leigos e etc... e no conseguiámos reunir os coroinhas. Escrevemos documentos, fizemos planos de Pastoral e nada saiu do papel...
Marcávamos reuniões, a maioria dos coordenadores não compareciam...
E de repente, sob a inicitiva de uma senhora fazer um encontro comunitário de Coroinhas, aconteceu o III ENCOR DA DIOCESE DO RIO GRANDE.
É importante salientar, que ninguém esperava que os coroinhas de quase todas as paróquias convidadas, comparecessem em massa. A princípio seria um encontro da comunidade local. Muitos da minha paróquia não deram importância, disseram que tinha que ser organizado por nós, feito por nós (quanta soberba!) e não foram. Depois reclamaram, disseram que não foram avisados.
O encontro contou com a participação de 25 coroinhas das seguintes comunidades: Capela São Vicente de Paulo (comunidade anfitriã), Capela Nossa Senhora das Graças, Capela Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças e paróquia Nosso Senhor do Bom Fim (eu).
A tarde, apesar de fria e chuvosa foi muito proveitosa. Houve apresentação dos jovens da Legião de Maria da Comunidade, dinâmicas com as irmãs Arzila e Kátia (Graças a Deus, não ensinaram nenhuma heresia...), palestra com o Diácono Maiato e encerrando-se com a Santa Missa preparada pelos coroinhas e celebrada pelo pároco da paróquia São Jorge, Padre Lino Mayer, que nos encorajou a prosseguir o ministério do Coroinhado. Graças a Deus, agora a Pastoral dos Coroinhas despontou na Diocese do Rio Grande. Deus seja louvado!
Abaixo coloco algumas fotos do encontro:
Fachada da Capela Sao Vicente de Paulo
(inaugurada a uns 6 anos)
As crianças responderam porque são coroinhas
Apresentação dos jovens da Legião
Dinâmicas com as irmãs Arzila e Kátia
Aniversário da Axel, Coroinha da São Vicente




Palestra com o Diácono João Maiato



Foto com os Coroinhas da Auxiliadora e São Vicente de Paulo


Nave da Capela


Procissão de Entrada
(na foto não aparece, mas entrou o crucifixo e duas velas)


Infelizmente, nem tudo foi perfeito...


Pausa entre a Leitura e o Salmo


Oração dos Fiéis


Procissão das Oferendas

Ação de Graças

Coroação de Nossa Senhora


Agradecimento no final da Celebração

Mensagem de lembrança do encontro:

"Ser coroinha é viver a Eucaristia, é viver Cristo em todos os momentos da vida. A Eucaristia é a fonte de todas as graças, é alimento que fortalece a alma e nos conduz ao Pai. Ao viver a Eucaristia, o coroinha vive o seu ministério de serviço com mais dignidade, dedicação, oraçao e amor e, assim, santifica-se e aproxima-se cada vez mais de Deus".

Rio Grande, 29 de Maio de 2010

I Vésperas da Solenidade da Santíssima Trindade

2 comentários:

  1. Parabéns, Felipe! Sei o quanto vc sofre e reza pela liturgia e do seu amor pela Igreja!

    Sonho com um encontro de coroinhs que tenha somente meninos, um dia voltaremos ao normal. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Ana. Este encontro realmente foi obra do Espírito Santo, porém sem xirálalaiás e fumaçarerês... KKKK...
    O Espírito de Deus vai nos conduzindo a uma purificação profunda.
    "A Santa Igreja de Cristo está vivendo um processo de purificação. O vento do Espírito Santo sopra impetuosamente sôbre ela, fazendo cair as fôlhas secas e os frutos apodrecidos. Rezemos pela Igreja! E pelo Santo Padre, o Papa!", como diz o meu querido Bispo de Frederico Westphalen, Dom Rossi Keller.

    ResponderExcluir