segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Tempo Comum- 1ª parte

O Tempo Comum na Liturgia é aquele tempo em que não se comemora nada de especial, mas também não é um tempo vazio, pois recordamos o ministério público de Jesus. Nesta primeira parte que é do ciclo do Natal, vivemos a "alegria e esperança" pelo anúncio da salvação. A nossa atitude é de escuta atenta da Palavra, pois Jesus ños faz o convite da conversão.



Durante estas semanas a Liturgia nos apresenta os milagres, a atividade missionária e a pessoa de Jesus. Ela nos deixa lições de conversão e sinceridade. O evangelho de hoje nos mostra as curas de Jesus em Genesaré. Em todos os lugares onde ele estava, curava os doentes e expulsava os demônios, ou seja, Jesus é o libertador da nossa alma, das nossas feridas. Veja que esses milagres de Genesaré aconteceram logo depois da multiplicação dos pães e da tempestade no mar. A cura das pessoas se dá pela misericórdia de Jesus e pelo reconhecimento da pessoa de Jesus. Não existe cura (salvação) sem o reconhecimento da pessoa autêntica de Jesus, como Deus e salvador, é um ato de sincera conversão ao projeto divino.

No início do livro do Gênesis, "Deus viu que tudo era bom", que todas as coisas foram criados por amor, para o sumo bem. No entanto, o maligno quis destruir este projeto introduzindo o pecado. Mas Deus envia seu Filho para libertar o seu povo, "pois não quero a morte do pecador, se não que se converta e tenha a vida".

Mas qual é a nossa atitude necessária para ganharmos a vida? Perseverarmos no caminho da justiça e da oração, sendo fiéis a vontade divina; acreditar, celebrar e viver os mistérios da salvação, adorando de corpo e espírito, principalmente na Santa Missa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário