quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

TEMPUS QUADRAGESIMAE- É tempo de reviver o Sacrifício!







Com a celebração das cinzas a Igreja abre o Tempo da Quaresma. Tempo de penitência e conversão. A Igreja, segundo o evangelho nos oferece o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado.



A Liturgia desta 4ª feira de cinzas, nos fala sobre a conversão, "o momento favorável, o dia da salvação" e a hipocrisia dos fariseus. Jesus no evangelho vai nos falar que "ao orar, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu pai que está oculto" e que "quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste, como os hipócritas". Será que é pecado rezar na Igreja?

Jesus insiste é na SINCERIDADE DE CORAÇÃO. A leitura da profecia de Joel, manda reunir as crianças, congregar a assembléia, ou seja, LITURGIA! A penitência comunitária se exprime na AÇÃO LITÚRGICA DO POVO DE DEUS. Mas é preciso vivenciar o SAGRADO, A EXPERIÊNCIA DE UM DEUS MISERICORDIOSO QUE SE DOA NO SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA! O sofrimento de um ímpio é castigo, é desespero. Agora, um sofrimento COM DEUS, É UM SACRIFÍCIO DE LOUVOR E DE ALEGRIA PELA SALVAÇÃO.

O Cântico de Jeremias das Laudes de hoje, fala: "Conhecemos nossas culpas e as de nossos ancestrais, pois pecamos contra vós." Assim como o Advento, a Quaresma se reveste de dupla característica: conversão pessoal e comunitária. Pedimos perdão pelos nossos próprios pecados, pedimos perdão pelos erros que nós- OS FILHOS DA IGREJA- cometem na evangelização. Todas às vezes em que nós litugistas, sacerdotes e pastores se omitem no ANÚNCIO DA VERDADE E NA APLICAÇÃO DA LEI. E ISSO COMEÇA NA LITURGIA! E o cântico relata a desgraça do povo hebreu "foi ferida gravemente a virgem filha do meu povo!" O salmo 99 (100) canta o rebanho do Senhor.

Assim, como a CAMPANHA DA FRATERNIDADE que é algo social, assim nós de MODO ESPIRITUAL E PRÁTICO, vamos viver a "LEX ORANDI", não procuando a "MASSA", mas sim procurando transmitir o DEPÓSITO DA FÉ, comtemplando-a no SILÊNCIO DO CORAÇÃO, tornando as nossas comunidades UNA, SANTA E ROMANA.

É TEMPO DE REVIVER O SANTO SACRIFÍCIO!




Façamos de nossas celebrações um VERDADEIRO SACRIFÍCIO DE LOUVOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário