sexta-feira, 21 de maio de 2010

Hoje Memória Litúrgica dos Beatos Manuel e Adílio



Hoje na Diocese de Frederico Westphalen e em todo Brasil, faz-se a Memória Litúrgica dos Beatos Padre Manuel Gomez González e Coroinha Adílio Daronch.
Eles foram mortos a tiros, amarrados em árvores no dia 21 de maio de 1924, na Região de Três Passos. "Motivo de tanta crueldade: na eleição do estado do governo do Rio Grande do Sul de 1922, Assis Brasil (maragato), extra oficialmente oficialmente saiu vitorioso, porém a justiça eleitoral deu a vitória a Borges de Medeiros (chimango que há vinte anos estava no poder), este fato deflagou a revolução de 1923, que atingiu fortemente a região noroeste, principalmente o corredor de Palmeira das Missões e Nonoai. O Padre Manuel em Nonoai enterrou algumas pessoas que foram mortos por seus adversários políticos que os deixaram ao sol, dizendo que eles não mereciam as honras de sepultamento"... LEITURA DA BIOGRAFIA dos Servos de Deus Manuel Gómez González e Adílio Daronch. Missa de Beatificação. Frederico Westphalen, 21 de outubro de 2007.
Esclarecendo o texto: "quem matou o padre e o coroinha foram os PICA-PAUS e não os maragatos. Os Maragatos foram as VÍTIMAS"! Como bem explica o nosso amigo Rafael Vitola.

3 comentários:

  1. Felipe, quem matou o padre e o coroinha foram os PICA-PAUS, não os maragatos. Os maragatos foram as VÍTIMAS!

    Além disso, os maragatos representam o pensamento mais conservador. Os pica-paus é que são positivistas, com filosofia anticatólica.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, por corrigir-me! É uma honra recebê-lo no meu blogue!

    ResponderExcluir
  3. Aliás, Felipe, o maragatismo é o CONTRÁRIO do comunismo. Uso o lenço vermelho justamente por isso. O maragato defende valores tradicionais, e seu partido era integrado por republicanos conservadores, elementos católicos, monarquistas conservadores, monarquistas liberais etc.

    Os assassinos dos beatos eram pica-paus ou chimangos, de lenço BRANCO, e partidários da ideologia positivista, que, liberal que era, é prima-irmã do comunismo.

    Nem todo vermelho é comunista.

    ResponderExcluir