terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Festa da Profissão de Fé de São Pedro


Hoje, dia 22 de fevereiro a Igreja desde o século IV celebra a Festa da Cátedra de São Pedro, símbolo da unidade da Igreja, fundada sobre a Fé do Apóstolo Pedro.

Hoje, tive a oportunidade de recitar o Ofício de Leituras. E como me senti bem! Nada como a Liturgia das Horas para se alimentar bem da Palavra de Deus e da Sagrada Tradição! Tudo de clareia, tudo é iluminado pela luz do Magistério da Igreja, através da Patrística dos Santos Padres! É o Espírito Santo que nos comunica a verdade, agora e no "hodie" de nossa história. Verdade revelada e atualizada através da Palavra de Deus e explicada pela Tradição. Não revelada a partir de interpretações pessoais da Bíblia e de sentimentos do coração humano (leia-se: "o senhor me disse isso, me disse aquilo"... "Ai, eu senti isso, eu senti aquilo"...) numa esquizofrênica "Sola Scriptura".

Partindo para o que interessa: Podemos dizer que a Festa da Cátedra de São Pedro (Cathedra Petri, em latim) é também a Festa da Profissão de Fé de Pedro, ou ainda, a Festa da Conversão de São Pedro através do Espírito Santo. Pedro, apesar de todas as suas fraquezas, foi o primeiro homem da história a reconhecer Jesus Cristo, como "verdadeiro Deus e verdadeiro Homem" quando disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mt 16, 16), sem no entanto vacilar ante as opiniões dos homens. Pedro foi o primeiro a professar a Fé e por isso, se tornou o Primeiro dos Príncipes da Igreja. É sobre a sua Profissão de Fé, que se sustenta a Fé da Igreja, o múnus sacerdotal de ensinar, governar e santificar o povo de Deus, "...por isso, eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra eu construirei a minha Igreja". Todos, cada qual a seu modo participa da Fé revelada a Pedro e de sua dignidade e missão, mas só a ele e aos seus sucessores (os Papas e os Bispos em comunhão com ele) tem o poder de ligar e desligar: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus" (Mt 16, 19).

São Leão Magno, na lição de hoje, nos ensina que "o direito de exercer esse poder passou também para os outros apóstolos, e o dispositivo desse decreto atingiu todos os príncipes da Igreja. Mas não é sem razão que é confiado a um só o que é comunicado a todos. O poder é dado a Pedro de modo singular, porque a sua dignidade é superior a de todos os que governam a Igreja". Mais uma vez a Sagrada Tradição confirma a doutrina da Sucessão Apostólica e não obstante, a doutrina da "Colegialidade dos Bispos", do Concílio Vaticano II em comunhão profunda e obediente e não desobediente ao Papa. É através dessa comunhão de Fé, de amor, de obediência ao Sucessor de Pedro, que os pastores possuem a assistência do Espírito santo. 

"Feliz és tu Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu" (Mt 16, 17). A estas Palavras de Jesus, aplicam-se também as Palavras de Jesus a Tomé: "Acreditates Tomé, porque me vistes? Feliz os que creram sem terem visto" (Jo 20, 19) É através dessa graça do Espírito Santo através da Fé da Igreja é que todos nós podemos professar: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo"! (Mt 16, 16) e mais ainda: esta graça não vem espontaneamente do nosso coração e de nossa natureza, mas pela Graça do Espírito Santo que nos é comunicada nas Fontes da Salvação: "Eis o meu Filho muito amado, escutai-o". Logo, o Senhor através de Pedro nos convoca a sermos solidários com ele: "Tu és Pedro, tu és Pedra"! (Mt 16, 18) porque segundo São Leão Magno "tu és pedra, porque és solidário com a minha força. Desse modo, o poder, que me é próprio por prerrogativa pessoal, te será dado pela participação comigo". Ou seja: pela nossa Profissão de Fé em Jesus Cristo, participamos do seu sacrifício, morte e ressurreição e de sua revelação futura. Quem nega a Fé de Pedro, não participa da salvação e dos méritos de Cristo. E nunca, o poder do inferno destruirá esta Igreja. Verdade de Fé revelada. Somos Pedras vivas deste edifício glorioso, Corpo Místico de Cristo que se eleva até os céus.  Esta verdade, através da boca de Pedro, ecoa sobre todo o universo e "chega até os confins da terra a sua voz" (Sl 18, 5). 

"Pedro, roguei por ti para que a tua Fé não desfaleça, tu uma vez confirmado, confirma os teus irmãos" (Lc 22, 32). Nisto consiste a Festa de hoje: o poder Petrino de ensinar e confirmar toda a Igreja na Fé. É na Fé de Pedro que o Papa e os Pastores unidos a ele proclamam a verdade e ensinam os seus súditos.

Atualmente, vivemos no século XXI o perigo da heresia do Sedevacantismo. Crer que a Sé de Pedro está vacante desde o Papa Pio XII, é uma tolice, uma heresia. É desacreditar as Palavras de Jesus a Pedro: "Tu és Pedro e sobre esta pedra, eu construirei a minha Igreja e o poder do inferno não poderá vencê-la". Mais ainda: é afirmar que Deus falhou a sua promessa por mais de 40 anos, sem a assistência Divina. 

O Apóstolo Pedro na sua Primeira Carta, recomenda aos Pastores a apascentar o rebanho que lhes foi confiado de boa vontade e ânimo, não por obrigação; não como tiranos sobre os súditos, mas como modelos para o rebanho. Lembramo-nos dos últimos gestos de Bento XVI, quanto a Reforma-da-reforma e o seu zelo com a Liturgia e a Tradição da Igreja. Nas nossas comunidades e nas nossas famílias, devemos imitar este exemplo do Apóstolo Pedro e do Santo Padre: "Ser imitadores de Cristo, para não dar a ninguém motivo de escândalo". Que Maria, Rainha dos Apóstolos nos ensine a ser modelos de virtude e a confirmar os irmãos na Fé. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário