quarta-feira, 4 de março de 2009

O OFÍCIO DIVINO PARTE POR PARTE


Concerteza tu já ouviu falar da LITURGIA DAS HORAS, ORAÇÃO DAS HORAS, BREVIÁRIO e enfim OFÍCIO DIVINO rezado por religiosos, religiosas e sacerdotes. Saiba que ESTA ORAÇÃO NÃO É EXCLUSIVIDADE DOS RELIGIOSOS! Sim, o Concílio Vaticano II através da constituição Sacrossancto Concilium, sobre a liturgia estendeu a todo o povo de Deus.

Constituída de salmos, leituras e hinos a pessoa eleva sua mente e sua voz ao céu. Cantada expressa ainda mais sua eloqüencia.

Para entrar a fundo, leia a IGLH (Instrução Geral da Liturgia das Horas) do Papa Paulo VI.

Saiba que esta oração é tão importante quanto o Rosário. Só não digo que é mais importante, porque o Rosário tem o seu mérito mariano. Mas a LITURGIA DAS HORAS faz PARTE DA LITURGIA, COMO A MISSA. O próprio nome explica, Liturgia (ação do Espírito Santo) nas diversas horas do dia. A Igreja celebra nas diversas horas os momentos da vida de Cristo.

Os Cristãos seguindo o povo hebreu, cumpre o mandato de Cristo, de "orar sem cessar", estendem para o decorrer do dia os "louvores e ações de graças, como também a memória dos mistérios da salvação...contidos no mistério eucarístico" é também "a sua melhor preparação". Nela, os sacerdotes exercem o múnus de "convocar o povo e dirigir a oração". Introduz aqui na terra, a Liturgia celeste e como Igreja reunida suplica "pela salvação do mundo inteiro".

Ainda continuarei falando sobre a LITURGIA DAS HORAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário