domingo, 8 de março de 2009

Na Liturgia, especialmente na Missa, Jesus se transfigura!


O 2º domingo da Quaresma tradicionalmente traz o evangelho da Transfiguração. Mas para nós cristãos o que significa a mensagem da Transfiguação? Reflitamos sobre o tema.

Na Quaresma fazemos o caminho da perfeição, do resdescobrimento. Jesus toma consigo Pedro, Tiago e João e sobe ao Monte Tabor e ali se transfigura. Nisso aparece dois personagens do antigo testamento: Moisés e Elias. É uma cena ilusitada. Duas figuas importantes da tradição judaica: a lei e a justiça. Os apóstolos entram em extase. Lhes são revelados os futuros Mistérios da Salvação, que não compreendem e a exortação do Pai: "Este é o meu Filho muito amado, escutai-o" A escuta do Filho tem sua prefiguração na fidelidade incondicional de Abraão. O pai da Fé não hesita em sacrificar seu próprio Filho. E qual é o nosso sacrifício? Cumprir a nossa missão profética, sacerdotal e real, oferecendo nossas vidas nas mãos do Pai. Vamos explicar o que significa esta tríplice missão.

No Batismo fomos condenados à santidade, para uma vocação santa de Filhos de Deus. Pelo Batismo se tornamos Sacerdotes, Profetas e Reis. Esse sacerdócio, não é que nem o sacerdócio ministerial dos clérigos, mas é o Sacerdócio Comum de oderecer sua vida a Deus como Batizado. A missão profética consiste no anúncio e no testemunho da Palavra. A realeza é o domínio sob o pecado e a caridade cristã.

O apóstolo Paulo, na sua 2ª carta aos Coríntios nos exorta a "não receber em vão a graça de Deus" e a não dar "a ninguém motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado". Mas para nós, o que é "receber em vão a graça de Deus"? É deixar de levar a Palavra de Deus para os nossos filhos, familiares e amigos. Pior ainda: quando escandalizamos nossos irmãos, contra-testemunhando nossa Fé, favorecendo a cultura da morte e deixando de cumprir pela palavra e pela vida a "lei da fé" que é a prática daquilo que professamos na "lei da oração". Infelizmente, muitos de nós estão se contrapondo na "lei da oração". Inclusive alguns Ministros da Palavra.

Na Liturgia, principalmente na Santa Missa, se transfigura o Mistério da Salvação, a Liturgia Celeste dos Anjos e o Sacrifício da Cruz. Na Missa, o Mistério da Cruz, agora se transfigura de modo incruento, ou seja, não se renova o martírio doloroso e sangrento, mas sim, as graças e os frutos da Paixão pelo Corpo e Sangue de Cristo nas espécies de pão e vinho. Por isso, para comungar, precisamos estar em ESTADO DE GRAÇA, quer dizer, SEM PECADO GRAVE. "CADA UM EXAMINE SUA CONSCIÊNCIA, SE NÃO É DIGNO DE COMER DO CORPO DO SENHOR". Em perfeito estado de união com seu corpo a Igreja. A COMUNHÃO COM A PALAVRA e a COMUNHÃO COM A EUCARITIA formam UMA SÓ. Por isso que quem comungar sem estar em perfeita comunhão contra a DOUTRINA E A MORAL DA IGREJA, QUE SE AFASTE DA MESA EUCARÍSTICA.

E se por um acaso, tu CAIU POR UM PECADO GRAVE, ou se DESLIGOU DO CORPO MÍSTICO POR UM PECADO PASSIVO DE EXCOMUNHÃO "LATAE SENTENTIAE", ARREPENDA-SE AGORA DE SEUS PECADOS E VOLTE A PARTICIPAR DA "REUNIÃO FESTIVA DE MILHÕES DE ANJOS". PROCURE UM SACERDOTE OU UM BISPO SE FOR O CASO DE EXCOMUNHÃO, CONFESSA-TE E EMENDA-TE DOS TEUS PACADOS. Recorra ao auxílio maternal da Virgem Maria, que acolheu a Pedro arrependido e laça-te no seu colo, para transmitir de geração em geração as graças de Deus. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário