quarta-feira, 4 de março de 2009

O MESTRE DE CERIMÔNIAS: solução para a "bagunça" litúrgica?

Abaixo coloco um texto muito interessante da Veritatis Splendor. O texto sobre liturgia, não faz nenhuma relação ao Mestre de Cerimônias. A fonte do texto é do site a Sancta Missa e a tradução do grande blog Igreja Una.
Comentários Meus.

RESTAURANDO A BELEZA NA LITURGIA

Por Pe. Scott A. Haynes, SJC

A Festa de Casamento do Cordeiro descrita no Livro da Revelação na verdade descreve a Sagrada Liturgia da Igreja. No clímax do seu divino oficio a noiva reflete a imagem do noivo – a imagem do Verbo encarnado, que é Beleza encarnada. Para o mundo, a máxima “a beleza está nos olhos de quem vê” é um tema subjetivo. Para a noiva de Cristo isto é uma realidade concreta da Encarnação!

Tristemente em nosso tempo, o banal e vulgar invadiram nossos santuários(seguindo a hermenêutica da ruptura modernista), seguindo um desorientado senso de criatividade. (E quem fala que a criatividade não pode faltar?) Nada, entretanto, é mais importante atualmente do que a restauração da beleza na Sagrada Liturgia, a restauração do sagrado.(Através da obediência as rubricas, que aliás CRIATIVIDADE se faz pela aplicação e diversas formas tradicionais das mesmas).

Quando se celebra a Sagrada Liturgia com verdadeira reverência e beleza, a Igreja deve ser capaz de “distinguir entre o sagrado e o profano”.(Mas não é o que acontece quando equipes de liturgia e diversas pastorais se encarregam da celebração). Quando falsas “inculturações” poluem o serviço litúrgico nós podemos estar certos de que “tudo não é válido; tudo não é licito; tudo não é bom”. O secular, o barato, o inferior e o não-artístico “não são maneiras de se cruzar o templo do Senhor”(para isso existe a IGMR- Instrução Geral do Missal Romano, que aliás, passa longe da cabeça das equipes de liturgia e sacerdotes!)

Para se "restaurar o sagrado" nós devemos primeiro e principalmente contemplar a beleza de Cristo na Sagrada Liturgia (nos paramentos, nas imagens, na cruz e nos castiçais) - uma ação sacra que supera todas as outras. Isto começa com a fidelidade exterior às rubricas, mas leva a interna união com Cristo, para "aqueles que o servem devem servi-lo em espírito e verdade".(Além de estar em dia com sua Confissão Sacramental, suas responsabilidades e atitudes). A beleza espiritual da Sagrada Liturgia transforma as vidas dos católicos. De fato, "o encontro com a beleza se
transforma na ponta da flecha que acerta o coração e desta forma abre os nossos olhos".(Principalmente de crianças e jovens). Esta beleza espiritual molda o coração como o de Cristo na beleza moral. E quando a beleza espiritual da Sagrada Liturgia transforma uma alma, o ser humano pode criar coisas belas, como arte, arquitetura, poesia e música.(Liturgia é educação, é cultura)!

Esta beleza humana, formada pela beleza de Cristo na Sagrada Liturgia, imita o gênio criativo de Deus que deu a este mundo uma beleza natural inerente. Quando a bela e radiante face de Cristo Nosso Salvador torna-se o centro do ofício sagrado toda a criação clama com o salmista: tudo o que Ele fez é cheio com o esplendor e beleza".(E não quando o presbitério se torna palco de atração para shows, agitação, animação, aparência para alguns)

Se a beleza da Santa Missa não repousa, em essência, sobre a esplendida beleza da iconografia, das vestimentas, do canto gregoriano ou da arquitetura barroca, por que então a Igreja investiu tanto do seu patrimônio patrocinando estas artes sacras?(E porque certos "grupos" introduzem rock, barulhos e gestos profanos?) Deus colocou um desejo legítimo na alma humana para criar coisas belas porque Ele deseja que os homens compartilhem a criação, uma criação que é boa e bela.

Beleza na liturgia resulta do antigo.(Ah, seus "progressistas"!) É por isso que a liturgia, pela sua própria natureza, necessita do antigo, e assim a liturgia não pode existir sem as rubricas ou cerimônias.(Daí, precisa-se de alguém para manter a "ordem da celebração", ou seja,um MESTRE DE CERIMÔNIAS! ) A beleza erradia pelos gestos da Sagrada Liturgia. Os atos exteriores do culto, como fazer o sinal da cruz, genuflexão, ajoelhar e sentar, tornam-se meios de interiorizar a reverência e beleza nas nossas vidas.(Daí a importância dos Acólitos, cerimoniários e coroinhas bem formados).

"Todo gesto litúrgico, sendo um gesto de Cristo, é invocado para expressar beleza".(O ato de incensar, bater sinetas e levar castiçais). E a beleza transcendental da Liturgia permeia os corações dos homens e nos forma para termos relacionamentos adequados, não apenas com Deus, mas também com nosso vizinho e nos ajuda a transformar a cultura humana.(Infelizmente muitos sacerdotes não pensam assim. Liturgia obedecida a risca, com incenso, velas e cruz não passa de coisa de "antiquado", "tradicionalista"; não tem nada haver com a "mensagem atual") Este é o significado genuíno de "inculturação". Se nós católicos queremos que a beleza inerente da liturgia transforme a "cultura da morte", nós devemos permitir que a Sagrada Liturgia nos molde pelo seu espírito, que é o Espírito de Cristo.(Mas o que acontece é o contrário: o modernismo, a vulgaridade está moldando a liturgia).

Isto significa que, humildemente, nos devemos renunciar a qualquer desejo de fazer a liturgia conforme as modas passageiras.(E devemos imitar a Roma, a tradição) Conseqüentemente, renunciemos às inovações não autorizadas, improvisações, banalidades e ao desorientado senso de criatividade.
SJC, Pe Scott A Haynes. Apostolado Veritatis Splendor: RESTAURANDO A BELEZA NA LITURGIA. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/5623. Desde 02/03/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário