segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vigília pela Vida do Nascituro na Catedral de São Pedro


Desde o apelo do nosso irmão Rafael Vitola Brodbeck, no Salvem a Liturgia para que organizassem nas suas dioceses, paróquias ou comunidades a Vigília pela Vida do Nascituro convocada pelo Papa, tomei a iniciativa de primeiro, mandar um email para o Bispo, falando sobre esta proposta e segundo falar com o pároco da Catedral, Padre Raphael Colvara Pinto, Secretário de Pastoral (aquele que rezou a Missa Crioula) para que organizassemos uma Vigília, no que aceitou e se disponibilizou prontamente.

Fiz os convites, preparei o cerimonial. Pessimista como sou, logo pensei que o Padre não avisaria na Missa, que o Bispo não ia dar a mínima, mais um esforço em vão...

Domingo, dia 21, aconteceu a 29ª Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora, ao qual eu ia participar por causa dos Coroinhas e para dar o aviso da Vigília. Pois é, não pude ir, não tinha condução. Que decepção! Tudo foi por água abaixo, que vergonha que eu fiz!

Hoje, no centro da cidade, encontrei um Senhor da Obra Missionária e convidei ele para a Vigília e ele respondeu: "Já sei dessa vigília, o Bispo avisou no encerramento da assembleia!"

Deus seja louvado! Realmente é uma inspiração do Espírito Santo! Logo, fui na Catedral me confessar com o Padre Gianne, antigo pároco da Catedral e atual pároco da Santíssima Trindade, que atende nas segundas-feiras a Catedral. Visitei a exposição do Centenário do Nascimento de Dom Frederico Didonet, nosso 1º Bispo Diocesano. Magnífico homem! E eu que seguia as más línguas que difamam aquele Princípe da Igreja! Se eu pudesse, tiraria fotos dos textos, dos paramentos e postaria aqui no blog que nem a Ana Maria. Tá certo, que ele criticava o regime militar no governo de João Figueiredo pedindo a volta das eleições diretas, mas também tinha coragem- o que hoje muitos Bispos não tem- de criticar e censurar o travesti Roberta Close. Dom Frederico Didonet, orgulho da Igreja no Rio Grande!

Depois um bate-bola teológico com um bom Seminarista Manuel e um carismático "neo-convertido". Ajudei a Santa Missa, coisa que não fazia a muito tempo, pois estou em final de coroinhado. Providencialmente, hoje é dia de Santa Cecília, patrona dos músicos. Ora, justamente hoje, a Catedral não tinha ninguém que "puxasse" as músicas. Logo, eu, que não tenho uma voz muito boa para cantar, pois meu ritmo é diferente do povo, tenho uma voz mais grave, consegui baixar o tom para o ritmo da assembleia e iniciar os cantos. Foi realmente sensacional!

Ainda consegui permissão pra imprimir os folhetos pro povo acompanhar o ofício, de graça! Rezem, para que esta celebração seja a mais perfeita possível! Será uma celebração no modo simples, pois não há recursos pra solenização. Peço que rezem um Glória, por esta Vigília. "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós".

Nenhum comentário:

Postar um comentário