segunda-feira, 16 de março de 2009

O OFÍCIO DIVINO: PARTE POR PARTE II- O MODO DE CELEBRAR

OFÍCIO DIVINO

"A oração pública e comum do povo de Deus é considerada com razão entre as principais funções da Igreja. Nos primórdios, já os batizados ‘eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações.’ (At 2, 42). Várias vezes atestam os Atos dos Apóstolos que a comunidade cristã o orava em comum.
Os documentos da Igreja primitiva testemunham também que os fiéis, cada um em particular, se entregavam oração em determinadas horas. Assim, muito cedo prevaleceu, em diversas regiões, o costume de reservar para a prece comum tempos fixos, como a última hora do dia, ao anoitecer, quando se acendiam as luzes, ou a primeira, quando, saindo o sol, a noite finda.
Com o decorrer do tempo, chegaram a santificar com uma prece comum também as demais horas, que os Padres viam insinuadas nos Atos dos Apóstolos. Aí, de fato, aparecem os discípulos reunidos as nove horas. O príncipe dos Apóstolos ‘subiu ao terraço para orar as doze horas’ (10, 9). ‘Pedro e João subiam ao templo hora da oração das quinze horas’ (3, 1). ‘Por volta de meia-noite, Paulo e Silas, em oração, louvavam a Deus’ (16, 25).
Essas orações, celebradas em comum, foram pouco a pouco aperfeiçoadas e organizadas como o ciclo completo das horas. Enriqucidas com leituras, essa Liturgia das Horas ou Ofício Divino, é antes de tudo oração de louvor e petição, e é a oração da Igreja com Cristo e a Cristo."

PAULO VI. Instrução Geral da Liturgia das Horas. São Paulo: Ed. Paulus.
(Leia-se a Instruçã o Geral da Liturgia das horas (IGLH), no início do Breviário, na página 13)

A SANTIFICAÇ O DO DIA OU AS DIVERSAS HORAS DO OFÍCIO DIVINO
Laudes e Vésperas

"Segundo uma venerável tradição de toda a Igreja, as Laudes, como oração da manhã , e as Vésperas, como oração da tarde, constituem como que os dois pólos do ofício quotidiano. Sejam consideradas como as horas principais e como tais sejam celebradas". (Sacrossancto Concilium).
A oração das Laudes possui caráter matutino, de consagrar desde cedo, o dia a Deus. Essa hora é celebra ao amanhecer do dia entre às 5 e 6:30 da manhã . Recordamos a luz do sol que nasce, do novo dia da ressurreição.
As Vésperas são celebradas no fim da tarde entre às 17 e 18:30 horas. Possui o caráter de "sacrifício vespertino", quando o Senhor se ofereceu aos Apóstolos na última ceia, ou aquele outro Sacrifício Redentor, em que derramou seu Sangue na Cruz. Recordamos o Mistério da Morte e a feliz esperança na Ressurreição. As Vésperas marcam sempre o início do dia litúrgico solene. Em todas as Solenidades, exceto no Tríduo Pascal, se celebram as I Vésperas na tarde do dia anterior, como: sábado (I Vésperas do domingo); 24 de dezembro (I Vésperas do Natal); 31 de dezembro (I Vésperas da M e de Deus) e etc...
Portanto, a Missa de sábado, ou de qualquer tarde anterior ao dia litúrgico, como dia 18 (I Vésperas da solenidade de São José) é a Missa própria do dia seguinte.
As Laudes e Vésperas possuem em comum os Hinos, dois salmos e um cântico, uma leitura breve ou longa (que pode ser substituída pelo evangelho do dia, ou outra leitura conveniente), um responsório breve; um Cântico Evangélico, de manh (Benedictus), tarde (Magnificat); oraç o dos fiéis; Pai-Nosso; oração conclusiva (oração do dia da Missa) e Bênção Final (se tiver Sacerdote ou Diácono).

Hora Média

Como já foi dito essas horas foram consagradas pela Igreja. A Hora Prima (oração das seis horas) foi suprimida pelo Concílio Vaticano II, pois já corresponde s Laudes. Já as Horas Terça (oração das nove horas), Sexta (oração das doze horas) e Noa (oração das quinze horas) foram mantidas segundo a tradição. Possuem os mesmos salmos. A cada três horas muda-se a leitura breve e a Oração conclusiva conforme a hora. Por exemplo: a oração do meio-dia vai falar sobre a crucificação, já a das 15 horas vai falar sobre a morte do Senhor. No final se diz:

V. Benedicamos Domino
R. Deo Gratias!
Ou, em português:

V. Bendigamos ao Senhor
R. Demos graças Deus!

Quando se reza uma só hora, como a do Breviário compactado, se reza somente a Oração das Doze Horas (Hora Média).

Completas

É a última oração do dia. Reza-se antes de deitar, mesmo depois da meia-noite. Depois do versículo introdutório, se faz o exame de consciência. Depois de um certo tempo de silêncio faz-se o Ato Penitencial com uma das diversas fórmulas do Missal Romano, como o Confiteor, o Kyrie e o Miserere Nostri.
Depois canta-se ou recita-se o hino. Canta-se ou recita-se um ou dois breves salmos. Segue-se o responsório breve, o Cântico Evangélico do Nunc Dimittis ("Agora, podes deixar..."), a oração conclusiva, e depois se diz:

V. O Senhor todo-poderoso, nos conceda uma noite tranqüila e no fim da vida uma morte santa.
R. Amém.

Depois reza-se uma das Antífonas marianas, como o Alma Redemptoris Mater (ciclo do Natal), Ave Regina Caelorum (da Apresentação do Senhor até a Semana Santa), Regina Caeli (Tempo Pascal), Salve Regina (da segunda-feira depois de Pentecostes até Cristo Rei) ou o Sub Tuum praesidium.
Ofício de leituras

É a antiga oração das Matinas, rezadas meia-noite ou no meio da madrugada. Foi adaptada para as diversas horas do dia. Antiga oração dos monjes, se constitui se duas leituras uma da Bíblia e outra da patrística dos Santos Padres e Doutores da Igreja. a legítima oração matutina e contém todo o tesouro da Palavra de Deus. Possui três salmos com dois responsórios breves. Quando rezada de madrugada ou de manhã é precedida pelo invitatório.

COMO SE REZA

Versículo introdutório

Quando as Laudes for a primeira oração do dia:

V. Abri, meu lábios, ó Senhor
R. E a minha boca anunciará o vosso louvor

Quando as Laudes forem rezadas depois do Invitatório e do Ofício de leituras:

V. Deus adjuntorium meum intende
R. Adjiuntorium me festina
Gloria in Patri et Filio et Spiritu Sancti,
sicut erat principio, nunc et semper et in saecula saeculorum. Amém. (Alleluia)
(Omite-se a aleluia desde a Quarta-feira de cinzas até a Vigília Pascal).

Ou, em português:

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio
R. Socorrei-me sem demora
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. (Aleluia).

Obs.: Este versículo introdutório abre todas as horas.
Hinos

Depois se reza o hino próprio do dia, do tempo ou do saltério.
Salmos e cânticos

Cada salmo e cântico possui sua antífona. Reza-se a antífona juntos, uma só vez. Depois reza-se o salmo por inteiro, alternado por estrofes (parágrafos) ou versos (travessão). No final se diz GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO. COMO ERA NO PRINCÍPIO, AGORA E SEMPRE. AMÉM. Depois repete-se a antífona.
Responsório breve

Chegamos a parte difícil do breviário. O refrão é anunciado pelo solista e depois assembleia o repete. Este refrão contém um asterisco no meio da frase. Depois, o solista diz a sua invocação e todos repetem a segunda parte do refrão. Novamente o solista invoca: GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO, (E N O É COMO ERA NO PRINCÍPIO, AGORA E SEMPRE. AMÉM. Depois todos repetem o refrão por completo.
Cântico Evangélico

Funciona como o salmo. Tem o seu refrão.
Oração dos fiéis e Pai-nosso

É como na Missa. Nas Vésperas a oração pelos mortos deve sempre ser a última. O Pai-nosso quando em conjunto, se faz o convite.
Oração conclusiva

Nas Laudes, Vésperas, hora média e Ofício de leituras é a oração da coleta ou do dia, da Missa. Nas Completas é a própria do dia da semana. Por exemplo: domingos e solenidades, segunda, terça... Ah! E não se faz o convite "oremus".
Bênção Final ou conclusão

Nas Laudes e Vésperas, o sacerdote ou o Diácono dá a Bênção. Nas demais horas se diz ou o Benedicamos (Hora Média) ou o Nocte.
Na celebração comunitária ou individual, e quando não tiver Sacerdote ou Diácono, quem preside, diz:

V. Dominus nos benedicat, et ab omnia libera nos defendat malis et perdutis ad vitam aeternam
R. Amém.

Ou, em português:

V. O Senhor nos abênçoe, nos livre de todo o mal e nos conduza a vida eterna.
R. Amém.
Nas demais horas como acima, nos Nºs 2 e 3.
SE FAZ O SINAL DA CRUZ

No versículo introdutório, (Vinde, ó Deus em meu auxílio); no início de cada Cântico Evangélico (Benedictus, Magnificat e Nunc Dimittis); e no encerramento de cada hora.
SE FAZ O PERSIGNAR-SE NOS LÁBIOS

No início do invitatório ou nas Laudes: "Abri os meus lábios, ó Senhor..."
CELEBRAÇÃO COMUNITÁRIA,
TODOS FICAM DE PÉ:

Nos versículos introdutórios; nos Hinos; no Cântico Evangélico; e na Oração dos Fiéis, Pater Noster, oração concluiva, Bênção e conclusão.
TODOS SE SENTAM

Nos salmos e leitura breve ou longa, (exceto o EVANGELHO que se ouve de pé).
Não irei mais descer em pequenos detalhes da Celebração Comunitária. Quanto essa, leia a IGLH. Fico por aqui.
Felipe Nascimento

2 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DESTE SITE É UM SITE DE ORAÇÃOS QUE O MUNDO PRECISA DE MUIOTO
    QUERO TE AGERRADEDCE POSI E´MUITO BOM
    PARA O CRESCIMENTO ESPITRIUTAL

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, que sejas abençoado e que possas por em prática esta belíssima oração.

    ResponderExcluir